JÁ OUVIU FALAR SOBRE A ESCALA DE BORG OU TABELA DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO

borg
A Escala de Borg foi criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg, no qual utilizou uma equação que calculava a frequência cardíaca máxima para classificar a percepção de esforço cardiovascular das pessoas em exercício. Originalmente a tabela é composta pela numeração de 6 a 20, porém adaptamos esta tabela com a numeração de 1 a 10, para facilitar o entendimento dos nossos alunos.
A tabela de percepção de esforço é uma tentativa de mensurar a demanda cardiovascular dos alunos e está relacionada à intensidade do trabalho realizado no exercício, que por sua vez é diferenciada de acordo com o nível técnico e o nível de condicionamento físico de cada um.
Seguindo a nossa Escala de Borg adaptada, onde o 1 é o mínimo e o 10 é o máximo, o aluno da Body Sports conseguirá mensurar qual é a percepção subjetiva de esforço dele dentro da atividade física realizada.
Um ponto positivo desse método de avaliação é o fator ambiente externo. Dependendo de como foi o seu dia, como por exemplo, um dia estressante após o trabalho ou temperaturas elevadas, o nosso corpo pode sofrer algumas modificações fisiológicas, nos deixando mais cansados. Deste modo, a Escala de Borg irá respeitar o estado físico de cada individuo no momento em que você realiza a sua atividade física.
Para as nossas aulas coletivas como a Body Bike e Body Running, utilizamos muito a tabela de percepção de esforço, assim os alunos que não possuem um frequencímetro podem identificar e mensurar o seu esforço de acordo com o estímulo proposto em aula, tendo um controle maior e mais fidedigno do trabalho e ajudando a alcançar os seus resultados.
Venha para a Body Sports e experimente essa sensação de treinar controlando o seu esforço em cada estímulo com a nossa Escala de Borg adaptada, e siga as orientações dos nossos profissionais altamente qualificados e preparados para atender todas as suas necessidades! #BODYTREINAR.
Por: Bruno de Araújo Garbim – Coordenador das Coletivas da Academia Body Sports

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.