12 ALIMENTOS PARA COMBATER A FADIGA MUSCULAR


Você se sente cansado com frequência? A estafa te pega de jeito e você não tem nem vontade, nem energia para realizar suas atividades cotidianas? As causas da exaustão podem ser muitas: fadiga muscular, excesso de ácido lático, estresse, baixa pressão arterial, poucas horas de sono ou má qualidade do mesmo, desidratação, hipoglicemia, alguns desequilíbrios hormonais. E existem também alguns alimentos que também causam fadiga, ou porque não fornecem os nutrientes necessários para o corpo - por exemplo, junk food - ou porque são difíceis de digerir.

O primeiro passo para resolver o problema da fadiga muscular é saber como identificar a origem e saber se o que temos é uma fadiga temporária (como a astenia ou exaustão causada por calor extremo no verão) ou de fadiga crônica, algo que exigirá uma visita ao médico. Hábitos saudáveis ​​como dormir entre seis e oito horas por dia, exercitar-se regularmente e beber muito líquido podem ajudar na luta contra a fadiga, mas a dieta diária é o que desempenha papel mais importante nos níveis de energia.

Aveia, por exemplo, que é um superalimento graças ao seu alto teor de fibra; peixes azuis como atum e sardinha, graças à sua contribuição de ácidos graxos ômega 3; ou nozes são exemplos de alguns produtos ricos em proteínas e eficazes contra a fadiga muscular, pois fortalecem os músculos.

Algo semelhante ocorre com alguns tipos de sementes, como girassol, chia ou papoula, pois contêm uma grande quantidade de minerais, como cálcio, cobre ou magnésio, essenciais para o bom funcionamento do corpo; ou, ainda, abacate ou tomate, que ajudam a reduzir a quantidade de ácido lático - uma das substâncias responsáveis ​​pela fadiga muscular.
Portanto, se você está cansado e precisa de energia extra, tome nota desta lista de alimentos incorpore-os à sua dieta regularmente. Você logo notará os resultados.


Abacate

Além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, o abacate é alcalino e combate os efeitos do excesso de ácido lático no organismo, o que ocorre quando os músculos não recebem quantidades satisfatórias de oxigênio em um exercício muito intenso.


Tomate

Diante da fadiga muscular, a hidratação é uma boa aliada. É por isso que o tomate se destaca: ele ajuda a reduzir o ácido láctico do corpo e é composto de 90% de água.


Alho e Cebola

Com propriedades anti-inflamatórias, como no caso do alho, esses dois alimentos são bons contra a fadiga muscular, pois promovem circulação sanguínea e suprimento de oxigênio para os músculos.


Vegetais verde escuros

Os vegetais verde escuros são bons para o combate da fadiga muscular, porque eles são ricos em ferro e zinco, o que aumenta os níveis oxigénio no sangue e alcance dele nos músculos, diminuindo a formação de ácido láctico.


Nozes

As nozes são sempre recomendados na dieta dos atletas. A amêndoa, por exemplo, é perfeita para combater a fadiga muscular, pois ajuda a reduzir a quantidade de ácido láctico no organismo.


Quinoa

A quinoa é considerada um superalimento por causa de sua quantidade de hidratos e proteínas de alto valor biológico, que neutralizam a fadiga.


Sardinha e Atum

Sardinha e atum ajudam na obtenção de energia extra por serem fontes de ferro, o mineral que fornece oxigênio para os glóbulos vermelhos.


Soja

É uma leguminosa muito energética, rica em minerais e vitaminas. Além disso, fornece isoflavonas e proteínas vegetais que retardam a fraqueza.


Farinha de Aveia

Tem grandes quantidades de carboidratos e fibras, que ajudam a combater a fadiga e fornecer energia.


Leite

O leite é um relaxante muscular, induz ao sono, ou seja, é o combo perfeito para descansar.

Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.