EXAMES PERIÓDICOS PARA AS MULHERES QUE SÃO OBRIGATÓRIOS, SEGUNDO ESPECIALISTAS


A gente sabe que existem exames que são primordiais na vida de uma mulher. Mas, afinal, que exames são esses e para que servem? Conversamos com dois especialistas em saúde da mulher para listas esses procedimentos que não podemos abrir mão, ao longo da vida. Confira:


Ao começar a vida sexual

Sorologia para hepatite B e C – Exame de sangue que identifica a presença de anticorpos contra os vírus causadores da hepatite B e C no soro do paciente (parte líquida do sangue).
                                                        
Sorologia para sífilis (VDRL) – Exame de sangue que identifica o Treponema pallidum, agente causador da doença, no soro do paciente.

Sorologia para rubéola – Detecta a presença de anticorpos contra a rubéola, infecção contagiosa causada pelo vírus Rubella e caracterizada por erupções vermelhas na pele, na corrente sanguínea.

Sorologia para HIV – Exame de sangue que detecta a presença de vírus HIV, o causador da Aids, na corrente sanguínea.


Ao decidir engravidar

Citomegalovírus – Exame de sangue que pesquisa anticorpos para o citomegalovírus, que pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster.

Toxoplasmose – Exame de sangue que detecta a presença de anticorpos contra o parasita Toxoplasma Gondii, causador da toxoplasmose.

Ultrassonografia pélvica – Exame de imagem para identificar as condições do útero, das tubas uterinas e dos ovários.

Clamídia (PCR) – Exame para rastreamento da bactéria Chlamydia trachomatis, associada à obstrução das trompas e a infertilidade.


A partir dos 30 anos

Dosagem Metabólica – Exame de sangue que mede a glicose e colesterol no sangue. Deve ser realizado a partir dos 30 anos, se a mulher não apresentar histórico de diabetes ou colesterol alto na família.


A partir dos 40 anos


Dosagem hormonal – Exame de sangue que mede a quantidade de estrogênio, progesterona, TSH (hormônio estimulante da tireoide). Deve ser realizado a partir dos 40 anos, se a mulher não apresentar sintomas de irregularidade anteriormente (exemplo: alterações menstruais, acne, ovários policísticos).


Palpitação da Tireoide – Exame clínico para verificar a presença de nódulos ou alteração no tamanho/formato da glândula. Deve ser realizado a partir dos 40 anos se a pessoa não apresentar alterações ou histórico familiar de doenças como hiper e hipotireoidismo.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.