ENTRADAS VEGETARIANAS: 4 RECEITAS DIFERENTES


Atrás de opções de entradadinhas vegetarianas para servir aos convidados? Confira nossas quatro opções de petiscos bem leves e saudáveis para experimentar. 
Entre eles, há palmito pupunha grelhado, rostie de quinoa com batata baroa e bolinho crocante. 

Empanada de queijo com cebola

Quitute desejado nas festas, as empanadas fazem sucesso por sua versatilidade e sabor. A sugestão vegetariana do restaurante Corrientes 348, especializado na churrascaria argentina, também podem ganhar o recheio que você desejar (como carne, pescado, vegetais) e ainda podem figurar como petisco para as conversas entre amigos ou como uma entrada das refeições principais. 

Ingredientes

- 6 massas redondas de 10 cm de diâmetro para empanada – massa - semi-folhada
- 3 cebolas médias – 500 g
- 2 xícaras de mussarela – 300 g
- 1/2 xícara de óleo – 120 ml
- 1 ovo branco
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo

Descasque as cebolas e corte em cubos médios de 2 cm x 2 cm. Junte em uma panela o óleo e a cebola cortada e coloque no fogo médio. Deixe cerca de 20 minutos ou até a cebola estar cozida e mudada levemente na cor. Mexa de tempo em tempo.
Reserve a cebola e deixe esfriar.
Rale a mussarela no ralador grosso e reserve.
Misture a cebola com a mussarela. Para cada 1/2 xícara de chá de mussarela misture com 2 colheres de sopa de cebola refogada.

Coloque 2 colheres de recheio no centro da massa e feche para ficar no formato meia lua. Começe por uma das pontas da massa e vá girando a ponta para dentro fazendo a borda ficar torcida, pegue a próxima ponta e faça o mesmo movimento até fechar toda a massa. Para quem tiver dificuldade pode fechar com o auxilio de um garfo apertando com as costas do garfo a massa, evitando assim que o recheio saia enquanto assa.

Passe um pouco de farinha embaixo da empanada para não grudar na assadeira, bata um ovo com o garfo e passe por cima da empanada.

Asse por cerca de 10 minutos no forno à 180°C, ou até estar com uma cor dourada por igual.


Palmito pupunha grelhado

Nativo da Amazônia, o palmito pupunha é cultivado em várias regiões do Brasil e atrai por suas diversas formas de elaboração. Sugestão do chef Henrique Fogaça, do restaurante Jamile, a pupunha aqui é grelhada e ainda acompanha castanha do Pará, farofa de castanha picada e folha de manjericão.

Ingredientes

- 140g de palmito pupunha
- 10g de castanha do Pará
- 5ml óleo de castanha
- 3 folhas manjericão
- Sal temperado a gosto

Modo de preparo

Embrulhe o palmito no papel alumínio e leve ao forno a uma temperatura de 180°C por 1h. Retire o palmito do forno e corte em rodelas de aproximadamente um dedo de espessura. Reserve.
Em uma frigideira despeje 5 ml de óleo ou óleo de castanha e coloque os palmitos até que eles fiquem dourados, de ambos os lados. Retire do fogo. Em seguida, pegue um prato retangular e monte os palmitos sobrepostos uns aos outros, intercalando com as folhas de manjericão e as castanhas do Pará picadas. Finalize com sal temperado.

Rostie de quinoa com batata baroa

Quinoa pode render uma ótima salada mas, nas mãos da nutricionista Bianca Hermida, do restaurante Verde Vício, o grão se uniu à batata baroa, também conhecida como mandioquinha, para moldar um rostie diferente e prático de fazer em casa. A seguir, veja o passo a passo para fazer em casa - e bom apetite!

Ingredientes

- 100 g de quinoa vermelha
- 1 cebola
- 400 g de batata baroa
- ¼ de molho de tomilho fresco
- ¼ de molho de cebolinha
- 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída
- 1/3 de molho de salsa crespa
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 1 folha de louro
- Uma colher de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Faça um caldo de legumes. Cozinhe a batata baroa com louro até o ponto de purê. Cozinhe a quinoa até ficar macia. Refogue a cebola em cubos até dourar. Deixe esfriar tudo e misture a quinoa cozida com o purê, a linhaça, a cebola refogada. Tempere com azeite, sal e pimenta. Misture as ervas frescas. Molde e leve ao forno pincelando com o azeite. Retire do forno e sirva quente.


Bolinho crocante de quinoa

Fácil para fazer no dia a dia e complementar um almoço ou jantar, esses bolinhos crocantes de quinoa do chef Thiago Medeiros, da Simplesmente, são irresistíveis. 

Ingredientes

- 4 batatas doce médias
- 1 cenoura
- 4 folhas de couve
- 1 xícara de amêndoas
- 1 xícara de quinoa em grãos
- 1/4 de xícara de farinha de arroz integral
- 4 dentes de alho
- 2 cebolas partidas em 4
- 2 colheres de sopa de zaatar
- 1 colher de sopa de pimenta síria
- 1/2 maço de tomilho
- 1/2 maço de salsa
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Higienize e corte as batatas e a cenoura em cubos pequenos.
Disponha-as em uma assadeira e coloque também a cebola cortada em 4, e os dentes de alho com casca.
Regue com um fio de azeite, sal e tomilho.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos ou até que as batatas estejam macias. Então, ainda quente, processe as batatas, cenoura, alho, cebola com as folhas de couve rasgadas até obter um purê.
Tempere esse purê com pimenta síria, zaatar, salsa, sal e pimenta do reino.
Adicione agora as amêndoas tostadas e picadas na ponta da faca e ajuste a consistência com a farinha de arroz integral.
Deixe descansar por 15 minutos, molde bolinhos com as mãos e empane na quinoa em grão previamente tostado na frigideira. Volte os bolinhos para o forno por mais 10 minutos.
Dica! Sirva com um bom molho pesto.

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.