IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS DA CADEIA POSTERIOR

BLOG
Nossa cadeia posterior é o conjunto de vários músculos, iniciando pela panturrilha (tríceps sural), passando pela posterior de coxa (isquiotibiais), glúteos e músculos lombares. Portanto, não estamos falando de um ou dois músculos, mas de vários. Estes músculos tem uma enorme capacidade de torque e geralmente apresentam bons graus de hipertrofia em indivíduos treinados. Isso se deve a sua capacidade de estabilização da postura  e produção de força.
Desta mesma forma, é muito comum encontrarmos pessoas com encurtamento nestes músculos. Isso faz com que uma série de movimentos sejam prejudicados, principalmente em termos de amplitude, fundamento primordial  da hipertrofia.
Algumas pesquisas mostram que de maneira estatística (ou seja, se aplica à média) os homens tem menos flexibilidade do que as mulheres. Com isso, a incidência de homens com encurtamentos severos em cadeia posterior é muito comum.
Um dos exercícios que mais é afetado pela falta de flexibilidade de cadeia posterior é o agachamento. A partir do momento em que passamos da linha de 90º do joelho, temos uma maior solicitação de alongamento dos músculos da cadeia posterior. Se você for encurtado (a), ao passar desta angulação, irá “puxar” sua coluna, perdendo a curvatura da lombar (lordose). Com isso, seu glúteo irá deixar de ser solicitado e a maior parte da carga ficará por conta da coluna lombar, sobrecarregando seus discos intervertebrais.  E não apenas no agachamento, mas em todos os movimentos que envolvem movimentos de quadril, temos uma grande necessidade de uma boa flexibilidade.
Com isso tudo, fica claro que o trabalho de flexibilidade para cadeia posterior é muito importante para qualquer pessoa.  Procure um treinador para orientá-los, ou até mesmo aulas em nossa grade como: pilates, yoga, alongamento e flexibilidade.
Por: Elaine Okada – Treinadora da Academia Body Sports
#BODYTREINAR

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.