OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença metabólica, caracterizada pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos mais finos e porosos, e aumentando os riscos de deformações e fraturas. Além disso, ela é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas. Ela atinge na sua grande maioria as mulheres após a menopausa. A sua causa vem de diversos fatores, como: hereditariedade, biotipo, desequilíbrio hormonal, falta de ingestão de cálcio, fatores ambientais, e o sedentarismo.
A atividade física é um fator que previne diversas doenças, entre elas, a osteoporose. Sendo assim, é importante que o bem-estar físico acompanhe o ser humano em todas as fases de sua vida, seja na infância, adolescência, adulta ou idosa. Uma boa reserva óssea, consiste na diminuição da mineralização e degeneração dos ossos de forma precoce.
Segundo Goldberg e Elliott (2001), “os ossos são moldados pelas forças aplicadas sobre eles, e respondem ao esforço, se tornando mais fortes”. Desta forma, a musculação pode ser considerada um eficiente estímulo na prevenção e/ou no tratamento da osteoporose. Os exercícios que utilizam o peso, a força e a potência muscular, além de aumentar a massa óssea, aumentam também a força dos músculos esqueléticos, melhorando a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio.
Para quem possui esta doença, a combinação entre a prática regular de exercícios na musculação, com liberação médica, uma alimentação balanceada e o uso de medicamentos adequados, podem provocar mudanças positivas para o esqueleto e qualidade de vida, além de evitar a progressão da osteoporose.
E para quem não a possui, fica muito mais fácil prevenir do que remediar.
Cuide-se e bons treinos!
Por: Katia Ueti
Preparadora Física
Fonte: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1235/942
Fonte: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1235/942
Nenhum comentário