PILATES
Quando falamos em treinamento, temos várias vertentes e possibilidades para uma maior performance. Dentro de um planejamento completo o mais importante é a integração entre as áreas da saúde, composta pelos educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos, cada profissional trabalhando com sua especialidade, mas todos juntos em busca do melhor resultado, lembrando sempre, que não é o que você faz e sim como você faz.
Uma das possibilidades é a escolha do Método Pilates, hoje sendo trabalhado pelos fisioterapeutas e educadores físicos, onde temos duas formas complementares de trabalho, o Mat Pilates (Solo) e o Pilates (Aparelhos). Entre muitos benefícios, o fortalecimento da região abdominal ou “Power House”, contribuem para a melhora da postura e do desconforto na lombar, ainda, como os exercícios envolvem todo o corpo, há um ganho de força muscular, o que deixa os músculos mais firmes e tonificados, outro benefício relevante é a melhora da flexibilidade, já que envolve movimentos amplos.
Se pensarmos em algumas contraindicações temos os mesmos cuidados que em um programa de atividade física, tanto para os cardiopatas, gestante ou indivíduos com quaisquer lesões ortopédicas. O processo é adaptado para cada característica, sendo assim, mesmo na presença dessas patologias o importante é realizar uma avaliação e ter a liberação médica.
Podendo praticar entre uma a três vezes na semana, em dias alternados, em aulas de até uma hora de duração, é adequado que as aulas sejam no máximo em trios para que o professor consiga corrigir todos os detalhes.
O exercício “THE HUNDRED” é muito realizado no início de um programa de Pilates, pois é nele que o aluno aprende a ativar todos os músculos, de forma sincronizada fazendo com que o corpo inteiro seja trabalhado em conjunto com a respiração, um fator importante para transportar energia para todos os músculos.
O objetivo principal deste exercício é trabalhar o corpo como um todo, o importante é alinhar a cabeça com a coluna e as pontas dos pés, pode ser realizado de várias formas, no solo ou nos aparelhos chamados Reformer ou Cadillac.
Podemos realizar no solo que seria com uma intensidade mais baixa e depois no aparelho reformer com uma intensidade um pouco mais alta ou com uma intensidade muito alta que é o que chamamos de Série Desafio no aparelho Cadillac.
Agora é só procurar profissionais qualificados e devidamente registrados em seus conselhos e mãos a obra!
Nossa equipe de treinadores da Academia Body Sports, estão totalmente preparados e esperando por você.
Por: Rodrigo Assi – Diretor Técnico Academia Body Sports
Nenhum comentário