VENTOSATERAPIA, A TÉCNICA MILENAR QUE ESTÁ SENDO UTILIZADA PELOS ATLETAS OLÍMPICOS

vl
Você sabe o que são as manchas vermelhas, no corpo dos atletas, que estão invadindo as Olimpíadas do Rio?
No Brasil, essa técnica é conhecida como Ventosaterapia, mas ela é mundialmente conhecida como Cupping.
Essa técnica milenar surgiu há 3 mil anos a.C. e é muito utilizada por atletas de elite até hoje, como o nadador americano Michael Phelps, que afirma que a técnica estimula o fluxo de energia pelo seu corpo.
O ginasta Alex Naddour também é adepto da prática. Ele disse que a técnica proporciona alívio da dor das batidas da ginástica, e tem sido seu segredo para mantê-lo saudável ao longo deste ano. Ainda disse que foi a melhor coisa que já fez para se recuperar.
Como funciona a técnica:
A diferença entre a pressão interior e exterior acaba por gerar uma força de sucção, estimulando o fluxo sanguíneo e deixando os círculos vermelhos, que desaparecem com o passar dos dias. As principais sensações são de tensão, pressão e calor nos locais onde a cúpula é colocada – algo um pouco desconfortável, mas não doloroso.
Tradicionalmente, utiliza-se a técnica de modo estático, mas ela pode ser feita também deslizando a ventosa pelo corpo, sendo uma ótima opção como terapia miofascial. Essa última técnica, ao invés de deixar círculos vermelhos no corpo, deixa linhas por onde se desliza a ventosa.
Praticantes alegam que a terapia ajuda com problemas musculares, alívio da dor, artrite, insônia, problemas de fertilidade e celulite.
#BODYTREINAR
Por: Daniel Makoto Tozaki – Coordenador Técnico da Academia Body Sports
Instagram: danielmakotocoach
Fontes:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.