BENEFÍCIOS DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA


Dançar é se sentir livre, aprender a se expressar corporalmente e conhecer novas pessoas! Por que a dança não pode ser sua opção de atividade física? São inúmeros os estilos de dança que você pode escolher: jazz, contemporâneo, ballet, hip hop, dança de salão, flamenco, zumba… Cada estilo tem uma característica diferente e você deve escolher o que mais te atrai, não somente pela perda calórica, mas o estilo que você se sinta mais a vontade.


Todos os estilos de dança trazem inúmeros benefícios como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória, aumento da circulação sanguínea, manter a pressão arterial controlada, ativa o sistema linfático, otimiza o condicionamento aeróbico e o principal, libera endorfina. Além de ser um exercício físico excelente, dançar é também uma grande terapia. Quem dança trabalha sua socialização com os colegas da turma, combate a timidez e a depressão, aumenta sua autoestima e disposição para enfrentar o dia-a-dia. É um exercício que interliga mente e corpo.



As aulas com músicas mais dinâmicas, como reggaeton e merengue, têm solicitação cardiovascular forte, o que equivale a uma caminhada moderada, as aulas de ballet possibilitam o fortalecimento da musculatura de forma orgânica e mais dinâmica que a academia, aulas de contemporâneo ajudam a elevar a consciência corporal para lidar melhor com o espaço e seu próprio corpo, e todas as danças ajudam a melhorar a postura com fortalecimento da lombar e costas. Todos podem dançar não existe uma faixa etária especifica, dentro do limite de cada um, o professor vai guiando o aluno para enfrentar as dificuldades do seu corpo e ultrapassar seus limites. Todo mundo pode dançar mas é preciso também tomar cuidado com as articulações e o esforço exagerado. Procure um médico e faça uma avaliação física antes de começar qualquer atividade física, além disso, para obter benefícios a mais faça um acompanhamento com uma nutricionista.

Autora: Letícia Reis, Empreendedora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.