AÇÚCAR, SAL E GORDURA SATURADA: EXISTE UMA QUANTIDADE SEGURA?


Estes são os 3 “vilões” da alimentação saudável. As pessoas tentam evitar ao máximo consumir alimentos que contenham açúcar, sal e gordura saturada. Mas aí esbarram em uma série de questões difíceis de responder: 

Podemos viver sem açúcar, sem sal e sem gordura?

NÃO. Nosso organismo depende essencialmente destes nutrientes para funcionar bem. O açúcar é nossa fonte maior de energia: o cérebro não suporta ficar mais de 5 minutos sem receber glicose. A gordura é nossa energia estocada e, dentre tantas outras, tem funções vitais como transportar as vitaminas A, D,E e K, essenciais à vida; manter a temperatura do corpo e proteger órgãos importantes.

Nosso fluxo sanguíneo circulante eficaz depende fundamentalmente da concentração de sódio. Sem sódio no corpo, o fluido “escapa” dos vasos sanguíneos e podemos ficar inchados, com edema. O sal, como sabemos, é composto por sódio e cloro.


Porque então estes nutrientes são considerados "vilões"?

Tudo depende da quantidade ingerida. O grande e único segredo está no equilíbrio. É fato: não vivemos sem estes nutrientes. Mas também é fato que podemos desenvolver várias doenças se os consumirmos em excesso. Obesidade, diabetes, hipertensão, infarto, acidentes vasculares e tantas situações mórbidas se associam diretamente a uma nutrição inadequada e exagerada de sal, açúcar e gordura saturada .
 
Como saber qual é a quantidade segura?

Aí é que está. Os alimentos devem conter rótulos explicativos informando ao consumidor as quantidades de todos os nutrientes que os compõem. Tudo certo. Só que o grande problema é que a gigantesca maioria das pessoas não consegue ter o claro entendimento do que aquele rótulo significa. Ou se tem condições de entender, pode não ter tempo para ficar fazendo contas de quantas gramas está se consumindo por dia. Consequência: é mesmo muito difícil saber onde está o ponto de equilíbrio.

Qual a solução?

Instituições que estudam e regulamentam o tema- dentre as quais está a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)- estão debatendo novas formas de deixar os rótulos mais facilmente compreensíveis por todas as pessoas. Por exemplo, colocando um triângulo preto escrito: “Alto em sódio” ou “Alto em Gorduras Saturadas” ou “Alto em Açúcar”. Pronto. Bastaria isso para que todos pudéssemos ter uma ideia do que realmente estamos consumindo. Basta bater o olho no produto; sem precisar fazer contas difíceis.



Até que haja uma solução, como fazer?

Vamos lá: saiba mais ou menos qual é a quantidade máxima destes nutrientes que você pode ingerir por dia. Fique atento, no entanto, às quantidades “embutidas” e “escondidas” em determinados produtos. Para ajudar, veja as quantidades máximas diárias:


Açúcar: 25 gramas/ dia. Isso equivale a 6 colheres de chá. Para lembrar: um copo de 150 ml de suco de laranja tem 12,9 gramas (3 colheres de chá) de açúcar e uma lata de refrigerante de 350 ml tem 40 gramas (9 colheres de chá).


Sal: 5 gramas/dia, que equivale a 2 gramas de sódio/dia. Isso significa mais ou menos 5 pacotinhos daqueles pequenos ou 1 colher rasa de chá de sal.

Gordura Saturada: 22 gramas/dia. Isso equivale, mais ou menos, a 2 pedaços não grandes de maminha grelhada.Informação em saúde pode nos ajudar a encontrar o equilíbrio que, em essência, deve nortear nossas decisões.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.