5 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA MELHORAR A SAÚDE DO SEU ESTÔMAGO



O estresse e o sedentarismo são condições muito comuns nos dias atuais, resultado de uma vida cada vez mais agitada, na qual nem sempre é possível cuidar da qualidade de vida e ter hábitos saudáveis. O resultado é o aparecimento de problemas de saúde como a azia, o refluxo, a gastrite e outras disfunções do sistema gastrointestinal.
Por isso, o post de hoje apresenta 5 hábitos saudáveis que ajudarão você a melhorar sua saúde gástrica. Você verá que, com cuidados simples, é possível prevenir e tratar doenças, além de alcançar muitos outros benefícios para a sua saúde.


Comer alimentos ricos em fibras

As fibras são grandes aliadas da saúde gástrica, pois atuam como reguladoras da digestão. O consumo dos alimentos ricos nesses nutrientes deve ser feito diariamente, o que não é difícil, pois são muitas as opções: folhas verdes (couve, agrião, rúcula e brócolis, entre outras), cereais (tais como linhaça, gergelim, aveia e lentilha) e frutas (dentre elas maçã, banana, laranja e morango).
Manter uma dieta rica e balanceada é um dos hábitos saudáveis mais importantes, pois uma alimentação equilibrada promove o bom funcionamento do organismo e ajuda a evitar a obesidade, a qual é extremamente prejudicial para a saúde como um todo.
Também é importante observar o intervalo entre as refeições, sendo que o ideal é comer a cada três horas, para que o ácido estomacal permaneça ativo na digestão dos alimentos e não prejudique as paredes do estômago.


Reduzir o consumo de frituras, refrigerante e chocolate

Os alimentos gordurosos dificultam a digestão e contribuem para o aumento dos sintomas relacionados à gastrite e à azia, assim como o refrigerante, devido à acidez e ao excesso de açúcar dessa bebida, e o chocolate, que possui uma substância que atua sobre o esfíncter do esôfago e aumenta o refluxo.

Além das frituras, do refrigerante e do chocolate, o pão de sal, o café e as bebidas alcoólicas também são grandes inimigos da saúde gástrica. Moderação é a palavra de ordem!


Beber bastante água

Uma vez que o corpo humano tem quase 70% da sua composição formada pela água, a boa hidratação é um dos hábitos saudáveis fundamentais não apenas para a saúde gástrica, mas para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Além de participar do controle da temperatura corporal e do transporte das moléculas entre as células, a água é fundamental para regular a acidez estomacal.
Uma dica que pode ajudar você a consumir a quantidade adequada de água diariamente é investir no preparo de chás naturais. Além de manter-se bem hidratado, você vai aliviar os desconfortos estomacais. Para isso, as ervas mais indicadas são hortelã, camomila, macela e cidreira.


Cuidar do bem-estar emocional

O estresse e a ansiedade atuam como fatores prejudiciais para a saúde gástrica, sendo responsáveis por disparar o gatilho para disfunções como a gastrite e a úlcera.

Procure respeitar os limites do seu corpo, preserve a qualidade do seu sono e reserve um tempo na agenda para praticar atividades físicas e para momentos de lazer, seja com a família ou com os amigos.


Visitar o médico regularmente

Além de inserir esses e outros hábitos saudáveis na sua rotina, para cuidar bem da sua saúde, é preciso manter as consultas médicas em dia.
Além de acompanhar a evolução do tratamento, o gastroenterologista poderá, quando necessário, fazer alterações na medicação prescrita e solicitar a realização de exames, tais como a endoscopia.


Tenha sempre hábitos saudáveis

Nos dias atuais, a vida corrida exige, ao mesmo tempo, tranquilidade e agilidade para que todos os compromissos sejam cumpridos com êxito. Assim, ter hábitos saudáveis é fundamental não apenas para a sua saúde gástrica, mas para o seu bem-estar e a sua qualidade de vida como um todo.

Com as dicas de hoje, você viu que é possível cuidar-se bem com atitudes simples. Agora, que tal compartilhar o nosso post nas redes sociais e ajudar mais pessoas a melhorar a saúde?

Fonte: Gastroclínica

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.