COMO MANTER-SE SAUDÁVEL ANTES E APÓS O CARNAVAL


Carnaval começa em poucos dias e, para preparar-se para a folia, precisamos decidir o que priorizar, já que manter a alimentação saudável não é fácil para quem quer cair na folia. Isso vai muito além de emagrecer, uma vez que envolve toda uma preparação para aguentar os dias de folia e também manter a saúde após a festa. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para se preparar para a época mais agitada do ano.



Pré-folia

A nutricionista Luanna Caramalac alerta que a preparação deve vir antes dos dias de bloquinho. Por isso, a dica é investir em alimentos naturais e, segundo a especialista, focar nos carboidratos complexos, que promovem saciedade e são boas fontes de energia. Capriche na mandioca, na batata, no inhame, nos grãos integrais e combine-os com boas fontes de proteína, como ovos, frango e peixes, para o combo perfeito.
Além disso, as vitaminas são muito importantes nesse período. Elas estão presentes em legumes, frutas e vegetais, também ricos em compostos antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação e o inchaço do corpo. Também é importante lembrar de beber muita água para enfrentar os dias debaixo do sol.

Durante o carnaval

"Apostar em alimentos práticos como frutas, mix de castanhas, lascas de coco fresco seco, rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, garante saciedade e deixa o folião nutrido, sem precisar sair do bloco para se alimentar", indica a nutricionista. Entre uma bebida alcoólica e outra, não se esqueça de intercalar com copos de água.


After Party

Hora de fazer opções mais nutritivas, a fim de combater o inchaço causado pelo álcool. "Deve-se aumentar a ingestão hídrica com sucos detox, que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Dentre eles, destaca-se o suco verde à base de couve com limão ou maçã. Vale adicionar gengibre, que acelera o metabolismo, além de acrescentar salsinha, um diurético natural", sugere a profissional. Ela também aponta para os benefícios das frutas vermelhas e sugere a receita de morango, mirtilo, amora, cúrcuma e água de coco, que além de hidratar, tem propriedades antioxidantes. No quesito dos chás, opte por cavalinha e hibisco. 
Apesar da alimentação ser um dos principais fatores para ajudar o corpo a voltar à rotina, a nutricionista também destaca a importância de praticar atividades físicas e manter a manutenção do sono.
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.