MANTEIGA OU MARGARINA: CONHEÇA AS DIFERENÇAS E APOSTE NA MAIS SAUDÁVEL


Na hora de fazer a lista do supermercado já bateu aquela dúvida e você se perguntou se deveria escolher a manteiga ou a margarina? Os alimentos podem até ser parecidos, mas têm composições muito diferentes. 

A nutricionista Adriana Stavro explica que a principal diferença entre os alimentos é a composição: a manteiga é um alimento lácteo, feito a partir do leite ou da nata. O líquido é batido e a gordura se separa do leite, formando assim uma substância sólida, composta por 80% de gordura – a manteiga.

A margarina, por sua vez, é produzida através de um processo químico chamado de hidrogenação. No processo de composição, o hidrogênio é acrescentado ao óleo vegetal. Assim, ele passa a ser a gordura, e com a hidrogenação, eles se solidificam e dão origem a base da margarina: a gordura hidrogenada. "O corpo encontra dificuldade para processar a margarina porque não reconhece essas gorduras e torna a digestão mais difícil", explica a nutricionista.

A gordura trans presente na margarina reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol LDL – e isso é um risco para o coração. "Precisamos ficar atentos com o alto colesterol LDL, porque ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares", conta Adriana. A endocrinologista Paula Pires complementa: "o aumento do colesterol implica no aumento da mortalidade cardiovascular. É importante lembrar que quanto menos industrializado um alimento é, melhor para saúde."


A nutricionista Nádia Lemos não recomenda o uso da margarina por tratar-se de um produto alimentício, altamente modificado – e com reações químicas –, e não de um alimento: "a composição [da margarina] pode conter solventes de petróleo, ácido fosfórico, ácidos clorhídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o produto parcialmente hidrogenado. Costumo dizer para os meus pacientes que nem os insetos consomem margarina", diz.

Atualmente, o processo de interesterificação foi acrescentado à fabricação da manteiga. Isso impede a formação de gordura trans e mantém a textura cremosa, de acordo com Stavro. Apesar de passar por esse novo processo, a profissional explica que a margarina ainda é um óleo vegetal modificado quimicamente. Além disso, as novas versões da margarinas contém muito ômega 6, que é altamente inflamatório e prejudicial para saúde quando consumido em excesso.

Por serem gorduras, é recomendado que as duas sejam consumidas com moderação. Mas entre elas, a opção menos prejudicial para saúde é a manteiga. "Ainda assim, recomendo que meus pacientes não excedam a quantidade de 1 colher de café do alimento no café da manhã. Recomendo substituir por exemplo por um queijo branco, que contêm gordura saturada", diz Adriana.

Vale lembrar que, o maior problema não é o consumo em si, mas sim o excesso e os maus hábitos alimentares de cada indivíduo. "Alimentos industrializados e ultraprocessados são perigosos quando consumidos em excesso, então é preciso ter cuidado com a quantidade de todos eles. Também não adianta cortar totalmente uma gordura trans e não acrescentar nenhuma fruta ou legume na alimentação", explica Paula.


Uma opção saudável e que pode ser usada com mais tranquilidade é a versão vegana da manteiga. Ela pode substituir os alimentos tanto no preparo de receitas, como acompanhamento dos pães e bolachas.

Outras alternativas saudáveis, segundo Lemos, são as manteiga ghee e as veganas, como a de coco, de amendoim ou até mesmo o tahine e creme de abacate. "O ideal mesmo é fazer em casa, pois fica mais barato e é muito mais saudável", finaliza.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.