ANOSMIA: ÓLEOS ESSENCIAIS PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DA PERDA DE OLFATO


Você já deve saber que um dos sintomas em algumas pessoas com covid-19 é a perda do olfato não é mesmo? Anosmia é justamente a perda do olfato.

 

Não podemos falar desse tema sem falar do nosso sistema olfativo e do nariz. O nariz filtra, aquece e umedece o ar inalado antes que ele passe para o resto do trato respiratório. É o nosso instinto de sobrevivência, nosso órgão mais primitivo.

Mas de onde vem o cheiro afinal? Qual a diferença entre o cheiro de uma rosa e de uma laranja?

As pesquisas na área do olfato são muito recentes e estão em crescente avanço. O olfato tem sido alvo de muito estudos, você sabia que temos a capacidade de distinguir 1 trilhão de cheiros diferentes?

 

A EMOÇÕES E O OLFATO


No nosso sistema límbico, o cérebro das emoções, guardamos como num disco de computador todos os cheiros sentidos durante toda a nossa vida, e quando a gente entra em contato com algum específico em questão de segundos nossa mente associa determinado aroma que ao que realmente é e associa a determinada emoção.


O papel mais importante do olfato é o de garantir a percepção dos sabores dos alimentos. Sem o olfato, o sabor dos alimentos fica restrito às sensações que são detectadas pela língua: doce, amargo, salgado ou azedo. Sem olfato fica difícil diferenciar um sabor doce de um amargo por exemplo.

 

Quando inalamos um óleo essencial por exemplo, as moléculas aromáticas passam pela cavidade nasal em direção aos neurônios e bulbos olfativos, até chegar no sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções.

 

Ativando nosso hipotálamo, que é responsável pela produção de hormônios que controlam nossas funções fisiológicas, como apetite e comportamental sexual e ainda o hipocampo que é responsável pelas memórias olfativas.



O QUE É ANOSMIA?


Para algumas pessoas o fato de sentir o cheiro é algo comum e meio automático, mas para algumas pessoas isso não existe, são as pessoas anósmicas. Temos a anosmia geral, onde 1% da população sofre de alguma deficiência olfativa.

 

Essas anosmias gerais podem ser desencadeadas por fatores diversos: traumas cerebrais que danificam o nervo olfativo, inflamação no trato respiratório, inalação de substâncias tóxicas, alergias.


A anosmia geral congênita, onde seu epitélio olfativo é completamente ausente, não apresentam os neurônios olfativos.


Existe ainda o caso da anosmia específica, as pessoas tem o olfato normal mas são incapazes de reconhecer um único cheiro, acredita-se que esse tipo de anosmia específica são resultantes de alterações genéticas. Tudo isso ainda é muito novo, existe muita pesquisa e estudos sendo realizados nesse campo.



QUATRO ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE E PROTEGER DE VÍRUS 

Conheça quatro óleos essenciais que vão atacar de forma bem efetiva as células que estão encapsuladas com vírus. Todos eles podem ser utilizados no dia-a-dia:


ÓLEO ESSENCIAL DE TEA TREE (MALALEUCA)

Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor.


É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.


Tem papel importante como coadjuvante nos tratamentos de pacientes oncológicos (radioterapia, quimioterapia) e portadores de HIV, ajudando muito na imunidade, que fica muito debilitada com o tratamento.


ÓLEO ESSENCIAL DE RAVINTSARA (CINNAMOMUM CAMPHORA QT CINEOL)

Antiviral muito eficaz, anti-infeccioso, antibacteriano, antifúngico e estimulante imunológico, mucolítico, expectorante e neurotônico.

Muito eficaz nos problemas respiratórios principalmente se associado ao eucalipto radiata.


ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO QT TIMOL (THYMUS VULGARIS)

Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neurotônico.

É rico em fenóis. São soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato.


ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO GLOBULOS

Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.



Outra dica é fazer uma loção antisséptica para as mãos. Veja como:

- 60 ml de álcool gel

- 12 gotas de tea tree

- Misture bem e use no dia a dia sempre para higienizar suas mãos

Lembre-se sempre que a melhor forma de utilizar os óleos essenciais é consultando um aromaterapeuta, que é o profissional que pode te ajudar na escolha dos melhores óleos para você. Muitos óleos têm contra indicações e não podem ser usados por crianças, gestantes e idosos.

IMPORTANTE: sempre vale reforçar que terapias alternativas, como é o caso da Aromaterapia, não substituem o tratamento médico.

Fonte: Gshow

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.