FRUTOSE: COMO O AÇÚCAR NATURAL DAS FRUTAS INFLUENCIA A SAÚDE


As frutas são conhecidas por serem alimentos naturais e saudáveis e sempre muito lembradas para dietas, já que possuem baixas quantidades de calorias, ajudam na sensação de saciedade e no funcionamento do intestino. Existem em várias cores, texturas e tamanhos e, mesmo podendo ter gosto mais doce ou cítrico, elas têm o ponto em comum chamado frutose. Este composto é o responsável por adocicá-las.

A nutricionista Viviane Ferreira, da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), afirma que as frutas nada têm a prejudicar o organismo humano. “Elas contam com excelentes fontes de vitaminas, minerais, fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios”, diz. O indicado para o consumo de um adulto, de acordo com ela, são cinco frutas por dia – o que auxiliaria em diversas áreas do corpo, como na imunidade e na pele.


Mesmo as frutas que são comprovadamente mais doces, como bananapinha e manga, não contém açúcar natural o suficiente para serem danosas. Viviane confirma: “A frutose contida nelas não traz qualquer dano à saúde". Apenas o consumo exacerbado de frutose é que pode trazer problemas. Ainda assim, é raro chegar nele, já que em meio litro de suco de laranja há cerca de, apenas, metade do que seria uma quantidade exagerada.


Sendo assim, a nutricionista diz que nenhuma fruta deve ser contraindicada. “Apesar de algumas opções terem um teor maior deste açúcar, a maioria é acompanhada por fibras que são benéficas ao corpo”, explica. Matheus Motta, especialista do WW Vigilantes do Peso, concorda, comentando que nelas há diversos nutrientes que combatem os impactos negativos do excesso de “adoçamento” no sangue: “Por isso é importante consumir algumas frutas de forma integral frequentemente, com cascas e bagaços.

A dica para os diabéticos é que não comam a quantidade ideal de uma só vez, já que isto pode aumentar a glicemia, e associar farinhas de sementes às frutas, para também controlá-la. Segundo Viviane, bons acompanhamentos são as de semente de girassol, abóbora, gergelim, linhaça, dentre outras.


A frutose está presente naturalmente no mel e em outros vegetais. Além disso, ela existe em uma versão artificial, que é um derivado do xarope de milho. Ela ajuda, inclusive, na conservação dos alimentos que ficam em embalagens e, diferentemente do verdadeiro composto, este pode prejudicar a saúde. “Nele há um alto poder adoçante e baixo custo, sendo utilizado amplamente em refrigerantes, por exemplo”, diz Matheus.

Isolada pela indústria, a frutose traz sérios danos porque proporciona uma grande liberação de glicose para o sangue e compromete o fígado”, afirma Viviane. Sendo assim, a orientação geral é evitar alimentos com o item adicionado, trocando-os por aqueles que já o possuem.

Fonte: Casa & Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.