Atividade física pode ser mais eficaz do que medicamentos para depressão, aponta estudo. Veja 5 outros benefícios da prática!

Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul concluíram em um novo estudo que a prática de exercícios físicos pode ser até 1,5 vezes mais eficiente para melhorar sintomas de depressão em comparação com psicoterapia e medicamentos. O novo estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, avaliou sete pesquisas, 1.039 ensaios e 128.119 participantes e é a revisão mais abrangente já realizado sobre o assunto.

A revisão apontou que até 12 semanas de exercícios foram eficazes na melhora dos sintomas de problemas de saúde mental como depressão, ansiedade e angústia. De acordo com o estudo, os maiores benefícios foram observados entre pessoas com depressão, gestantes e puerpérias, pessoas saudáveis ​​e diagnosticadas com HIV ou doença renal.


Durante o estudo, foram praticados tipos variados de exercícios aeróbicos, como caminhada, treinamento de resistência, pilates e ioga, porém, os exercícios de alta intensidade se mostraram mais eficiente na melhora dos sintomas de depressão e ansiedade. "É importante ressaltar que a pesquisa mostra que não é preciso muito para o exercício fazer uma mudança positiva em sua saúde mental.", disse a pesquisadora sênior e professora da UniSA, Carol Maher.


Veja outros cinco benefícios de incorporar os exercícios físicos no dia a dia:

 

10 minutos de caminhada por dia pode levar a uma vida mais longa

Dez minutos por dia pode ser pouco tempo, mas o suficiente para aumentar a nossa expectativa de vida quando gasto com uma simples caminhada, é o que sugere um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, que investiga a influência dos exercícios moderados na longevidade da população.

 

O exercício ajuda a manter a saúde do intestino

De acordo com um estudo recente conduzido por pesquisadores na Itália, o exercício pode aumentar o número de espécies microbianas benéficas e enriquecer a diversidade da microflora no intestino, melhorando a saúde geral e prevenindo doenças a longo prazo. Sem mencionar que fará você se sentir melhor no dia a dia. “O exercício promove a motilidade, que é o movimento do intestino”, diz Renee Williams, gastroenterologista e professora assistente de medicina na Escola de Medicina da Universidade de Nova York. “Na verdade, eu desafiaria qualquer pessoa que se sinta inchada a pular em uma esteira ou aparelho elíptico por 30 minutos. Você pode se surpreender com o quão melhor se sentirá depois".


Correr pode melhorar o orgasmo em mulheres e torná-lo mais intenso

Pesquisadores do departamento de obstetrícia e ginecologia da universidade israelense Ben-Gurion chegaram a conclusão de que o fortalecimento dos músculos pélvicos em função do exercício ajuda a aumentar o fluxo de sangue na região íntima em pontos-chave, melhorando na qualidade do orgasmo e até torná-lo mais intenso.


Pilates ajuda a melhorar dores

Quando trabalhamos a flexibilidade, o estresse e a postura, o bem-estar corporal melhora por conta do fortalecimento do núcleo de músculos que apoia as costas. "Ao estar bem alinhado, o organismo acaba com as compensações que causam dores, principalmente em áreas como coluna, joelhos, quadril e ombros, e alivia esses locais", explica instrutora de pilates e fisioterapeuta Patrícia Bueno.


Fonte: Vogue

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.