AGACHAMENTO X GLÚTEOS 4 APOIOS
Qual a mulher que nunca desejou, ou deseja, ter um “bumbum” durinho e empinado?
A musculatura do glúteo tem por finalidade produzir movimentos fortes e rápidos além de ser responsável por realizar a extensão e rotação externa do quadril. É recomendável exercitá-lo por meio de treinos que envolvam grandes produções de força, fato comprovado em estudo recente (BRYANTON et al., 2012). A confirmação dessa sugestão fica bem clara ao analisarmos o desenvolvimento dessa musculatura, por exemplo, em velocistas, saltadores e levantadores de peso.
Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Belmont, foi analisada a atividade eletromiográfica do glúteo máximo em 24 pessoas durante diferentes exercícios. De acordo com os resultados, dentre os exercícios dinâmicos, o que promoveu o maior recrutamento foi o agachamento uni podal (realizado com uma perna).
A popular extensão de quadril em quatro apoios ficou para trás, empatado com o stiff. Por curiosidade, o agachamento unilateral (próximo ao exercício conhecido como afundo ou avanço), promoveu recrutamento elevado tanto do glúteo máximo quanto médio, superando tanto o exercício em quatro apoios quanto os exercícios de abdução de quadril em decúbito lateral (BOREN et al., 2011), ou seja, vale mais a pena fazer o agachamento do que os outros dois juntos.
Um grande problema dos exercícios isolados (que utiliza uma articulação só) para glúteos, é a grande dificuldade de se trabalhar com grandes amplitudes. Durante os exercícios com caneleiras, realizados com o joelho flexionado, por exemplo, o braço de resistência torna-se muito pequeno ao final da fase excêntrica. Já quando o trabalho é realizado com o joelho estendido, a musculatura não é adequadamente alongada, pois o pé baterá no solo. Em ambos os casos, a redução da amplitude do movimento prejudica os resultados obtidos com o treino.
Portanto agachar é muito mais eficiente que o famoso exercício “glúteo 4 apoios”.
Não perca mais tempo, agache, agache muito, mas não esqueça o mais importante, respeitar sempre os limites do seu corpo e a fase em que ele se encontra, pois há uma variedade de agachamentos, e temos que partir do princípio do mais simples para o mais complexo, antes de qualquer coisa tem que aprender a agachar e deixar seu tronco estruturado, para assim ir progredindo e aproveitar o que o agachamento tem de melhor. Para isso sempre procure um profissional formado em Educação Física.
Venha para a Body Sports Academia, você vai experimentar várias formas diferentes para realizar O AGACHAMENTO.
Na Body Sports Academia temos uma estrutura preparada para atender suas necessidades, com uma metodologia inovadora!
Por: Débora Gonçalves – Treinadora Body Sports Academia

Nenhum comentário