COMO ESCOLHER UM TÊNIS/CALÇADO ADEQUADO?
Seus pés estão com calos e/ou bolhas, lesões ósseas (fratura por estresse), tendinites, canelites (periostite medial de tíbia) e deformidades ósseas, (joanete e dedos em garra)? Isso pode ser devido ao mau uso do tênis.
Você sabe qual o modelo de tênis certo para cada pisada?
Nesta matéria você irá sanar todas as suas dúvidas a respeito dos tipos de tênis.
O tênis ideal para sua pisada irá fazer toda a diferença na corrida ou caminhada.
Sua pisada é definida por características anatômicas. Ao atingir o solo durante uma corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Todo impacto é absorvido e a força é distribuída corretamente quando utilizamos o tênis adequado.
Mas você sabe qual o seu tipo de pisada?
As pisadas são dividas em: Pronada, Neutra e Supinada.
Agora que você já identificou o tipo de pisada, vamos para as características dos tênis.
Os tênis tendem a se encaixar em uma destas três categorias:
Os tênis tendem a se encaixar em uma destas três categorias:
Estabilidade: são projetados para controlar a pronação excessiva, ou seja, o movimento de rotação dos pés. Apresentam dispositivos rígidos ao redor dos calcanhares e do arco do pé. O design deles tem uma linha que segue reta entre o calcanhar e o dedo.
Amortecimento: oferecem o máximo de absorção de impacto e são ideais para supinadores. São projetados para aumentar a capacidade de flexão de pé. Absorvem o impacto por causa e uma construção mais mole (geralmente curvados entre os dedos e o calcanhar) e materiais mais macios, sendo bem flexíveis.
Combinado ou Neutro: dispõem de algum controle de movimento, mas não tanto os de estabilidade. São um pouco mais flexíveis e oferecem um pouco de amortecimento e absorção de impacto. Corredores com biomecânica eficiente, sem um histórico longo de lesões, são os melhores candidatos para esse tipo de tênis.
Se você precisa de controle de pronação, mas escolhe um tênis de amortecimento, vai permitir uma maior ocorrência de torção toda vez que seus pés rolarem de forma despercebida a cada aterrissagem.
Se você quer amortecimento, mas escolhe um tênis de estabilidade, vai agravar sua pisada – que é rígida – e as forças de impacto resultante.
Em suma, essa distinção pode causar ou evitar uma lesão.
Então, a chave está em saber qual a categoria é melhor pra você e descobrir o modelo, dentro dessa categoria, que irá lhe servir melhor.
Agora é só utilizar o tênis certo para os seus pés e BOM TREINO!
REFERÊNCIA: BARRIOS, Dagny Scott. Guia de Prevenção e Tratamento de Dores e Lesões: Como identificar os sintomas, acelerar a recuperação e correr sem dor. São Paulo: Editora Gente, 2009.
Por: Débora Cristina – Treinadora Body Sports Academia
Nenhum comentário