CUIDADOS COM A ATIVIDADE FÍSICA NO INVERNO: HIDRATAÇÃO

Para muitos o inverno é uma estação preguiçosa, onde a atividade física acaba ficando em segundo plano. Mas nada de se entregar a preguiça, a ordem é cuidar do corpo, que depois de alguns minutos já fica aquecido e a atividade física garante sua saúde e bem-estar. Até porque, é nessa época do ano costumamos exagerar na ingestão de guloseimas, ou seja, um motivo a mais para malhar e manter a boa forma.
Mas não é só isso, como a transpiração diminui devido ao clima frio, é comum que, durante as atividades físicas, deixemos de beber água, já que a sede é menor ou quase inexistente, mas não podemos nos esquecer da hidratação.
O corpo humano é formado por aproximadamente 70% de água e que precisamos manter sua ingestão de forma equilibrada, independente de quantos graus o termômetro esteja marcando.
Além da temperatura ambiente, que no inverno é mais amena, a intensidade do exercício é o que determina a quantidade necessária de reposição de água, onde o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes.
A Hidratação na atividade física pode seguir as seguintes recomendações:
- antes dos exercícios: ingira 500 ml de água duas horas antes do início.
- durante os exercícios: ingira água a cada 20 minutos.
- após o exercício: hidrata-se com água ou alguma bebida isotônica.
Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados. Dependendo da atividade e do condicionamento do praticante, é comum perder até dois litros de líquidos durante os exercícios, que se não forem repostos, podem levar à desidratação e a fadiga.
Uma dica para os que não têm muita sede é apostar no consumo variado de bebidas, como chás, sucos e entre outras, lembrando que algumas possuem valor calórico alto, devendo dar preferencias as mais saudáveis.
De acordo com o especialista, os treinos com mais de uma hora requerem cuidado maior com a hidratação. Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado.
A desidratação pode levar ao aumento do ritmo cardíaco, da temperatura retal, respiração, concentração do sangue, diminuição do volume de sangue, dificuldades na circulação, formigamento e intumescimento das mãos e dos pés.
Por isso a importância de se manter uma hidratação correta, que é essencial para um bom desempenho durante a prática esportiva, mantendo o corpo saudável e evitando os riscos de lesões e outras doenças mais graves, portanto leve sua garrafinha e beba água.
Venha treinar na Body Sports Academia, aonde você terá uma equipe preparada para melhor orientá-lo e motivá-lo!!!
#BODYTREINAR
Por: Michel Campos – Professor de aulas coletivas da Academia Body Sports
E-mail: personal.michel@gmail.com
Nenhum comentário