PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS TEM PREGUIÇA DE TREINAR NO FRIO?

blog
Chega a época do ano em que o clima frio acaba interferindo na disposição das pessoas. Acordar pela manhã cedinho, nem pensar. Mas o que faz essa queda de temperatura afetar tanto o nosso corpo?
Quem controla a temperatura do nosso corpo é o metabolismo. No inverno, como a temperatura está mais baixa, o nosso metabolismo precisa de mais energia para manter o nosso corpo aquecido e na temperatura ideal. Nosso organismo possui mais de 400 músculos, os quais possuem a função de gerar calor para a pessoa através do tremor muscular, entre outras funções. Bem, sendo assim, carro sem combustível não anda, ou seja, com o metabolismo consumido muito mais as energias do nosso corpo, chega uma hora em que as reservas energéticas vão diminuindo, e o metabolismo acaba desacelerando. É quando bate aquela preguiça.
Quando ocorre uma queda de temperatura interna no corpo, o organismo aciona um mecanismo com o intuito de restabelecer a homeostase (ponto de equilíbrio orgânico, que nesta situação se refere a uma temperatura interna de aproximadamente 37ºC). Esse mecanismo provoca um aumento na captação de oxigênio e uma redução do volume máximo de oxigênio (VO2máx). O efeito resultante da combinação dessas alterações fisiológicas é o aumento do custo metabólico durante o desempenho de uma atividade específica. Consequentemente estas adaptações, principalmente ao aumento no custo metabólico, o indivíduo sentirá uma queda em seu desempenho.
O resfriamento de um grupo de músculos provoca a redução da força e da potência. Assim, o desempenho de atividades ligadas à potência, como corridas de curta distância e saltos, é comprometido pela diminuição da temperatura muscular.
Por fim no frio deve se realizar um bom aquecimento antes do treino e procurar usar roupas adequadas com melhor isolamento térmico.
#BODYTREINAR
Por: Elaine Okada – Treinadora da Academia Body Sports

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.