ENTENDENDO MELHOR O "NO PAIN, NO GAIN"

Quem nunca fez um treino para ser lembrado durante a semana inteira?
O peitoral te faz lembrar daquela última série de supino até a exaustão, quando tenta vestir a camisa; a coxa denuncia o drop-set na mesa flexora, quando vai amarrar o tênis. Mas essa dor é boa, certo? Até porque NO PAIN (sem dor), NO GAIN (sem ganhos) e, quanto mais forte a dor, mais forte eu fico, não é mesmo?
Sabe-se que um dos fatores importantes para o processo de hipertrofia é o dano muscular (microlesões). Veja bem, se apenas o dano em geral fosse necessário para deixar o músculo maior, iríamos ver poucas pessoas nas academias e muita gente batendo com o braço na porta, a fim de crescer o bíceps. O dano deve ser induzido pelo exercício!
Esse dano produzido pelo treino gera uma resposta inflamatória, liberando substâncias responsáveis por deixar a região inchada e estimular a dor local, pós treino. Essa dor, quando presente, induz a reparação do tecido danificado e, se os pilares nutrição e descanso estiverem adequados, seu músculo tem passe-livre para crescer.
A dor muscular de início tardio (aquela presente um ou dois dias após o treino) não é o único fator, nem o mais importante, para determinar se o treino “rendeu” ou não.
- Treinos que exigem contração muscular por um tempo prolongado, por acumularem quantidades maiores de “resíduos” no músculo durante o treino, são os que mais promovem a dor muscular no outro dia.
- Do outro lado da moeda, estão os treinos baseados em poucas repetições com cargas elevadas, que não promovem tanta dor no dia seguinte, mas são tão eficientes quanto para a hipertrofia.
Logo, a dor muscular está relacionada com a hipertrofia, mas não é proporcional a ela. Quanto maior a dor, não necessariamente maior o dano, mas se ela está ali é porque haverá hipertrofia.
Observação: o uso de anti-inflamatórios vai reduzir a produção de mediadores de dor, reduzir a dor e também seus ganhos!
Então mexa seu corpo e sinta um pouco de dor (sem exageros, é claro)!
Nós da Academia Body Sports sabemos muito bem como te ajudar nisso. Converse com seu treinador, ele irá orientá-lo da melhor maneira para que seu treino se encaixe na sua rotina e necessidades.
#BODYTREINAR
Por: Willian Russi – Treinador da Academia Body Sports
Nenhum comentário