EXERCÍCIO FÍSICO PARA GESTANTES

blog gravida
Atualmente existem centenas de mulheres que buscam praticar um exercício físico antes, durante e após a sua gestação. Algumas pessoas dizem que essa prática pode trazer riscos e malefícios ao feto, mas como com qualquer praticante, se o exercício físico não for realizado de forma correta e sem o acompanhamento de profissionais capacitados, ele trará riscos e malefícios da mesma forma.
Mesmo uma gestação que ocorre sem grandes problemas, exige mudanças e adaptações na vida, no corpo e no comportamento da mulher, que agora precisa se preocupar não somente consigo, mas com um novo bebê que ela abriga. Portanto, após a liberação médica a gestante já pode começar ou retomar o seu treinamento. O objetivo deste treinamento deverá ser sempre: buscar saúde e qualidade de vida para mãe e o feto.
A gestante não possui condições para realizar um treino do mesmo modo que uma mulher não-gestante possui. Os exercícios podem ser realizados até dias antes do parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos, além das adaptações que devem ser feitas no treino para que a gestante não sinta dor ou desconforto ao realizá-los.
Os exercícios físicos mais recomendados são: musculação, pilates, hidroginástica, caminhada, ioga e alongamento. Seus benefícios são diversos, entre eles: fortalecimento muscular e da região pélvica, equilíbrio, controle postural, flexibilidade, tonificação muscular, melhora da circulação, manutenção do condicionamento físico, menor ganho de peso e adiposidade, resistência, coordenação, prevenção de lesões e melhora da auto-estima e auto-imagem.
Exercícios abdominais não só podem como devem ser realizados, porém seguindo as restrições para não prejudicar a gestante, utilizando adaptações quando necessárias. Acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa reduzir as dores nas costas durante a gestação e ajudar no processo de expulsão do feto na hora do parto.
Exercícios físicos como as artes marciais, os esportes coletivos e aqueles que exijam impactos não são indicados, pois o forte contato físico e as chances de queda podem causar traumas abdominais ocorrendo o deslocamento da placenta e outros riscos para a gravidez.
Assim, é importante destacar que os exercícios devem ser executados em intensidades baixas e moderadas, pois exercícios intensos que exijam um aumento muito alto da freqüência cardíaca e temperatura corporal interna podem trazer danos a gestação, como a ocorrência da prematuridade e o baixo peso do feto.
Uma gestante que se exercita pode ter menor probabilidade de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, o que produzirá uma sensação de bem-estar e um melhor relacionamento com o bebê, além de sofrer menos com as mudanças que estão ocorrendo no seu corpo. Outros benefícios que o exercício físico produz são: menor risco de parto prematuro, diminuição do risco de diabetes gestacional, diminuição da sensação de isolamento social, da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.
Dessa forma, o exercício físico e a preparação para o parto são importantes para que a gestação seja um sucesso tanto na parte biológica quanto na parte psicológica da mãe e do bebê.
Portanto, lembre-se: cuide do seu corpo, exercite-se! Alimente-se de forma saudável e prazerosa! Beba muita água, hidrate-se! E busque sempre momentos agradáveis, seja feliz!
Referência bibliográfica:
SANTOS, Simone Cordeiro; VESPASIANO, Bruno de Souza. Exercício físico na gestação
Por: Katia Ueti Yamashiro – Treinadora da Academia Body Sports

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.