POSTURA E MAUS-HÁBITOS: OS MAIORES VIOLÕES DAS COSTAS
VOCÊ SENTE DORES NAS COSTAS?

Passar o dia todo sentado em uma postura errada, fazer faxina ou carregar uma mochila muito pesada, por exemplo, são hábitos que podem contribuir muito para aquela dor nas costas ao final do dia. Tem pessoas, inclusive, que não conseguem nem abrir o braço ou até mesmo respirar por causa da dor, mas há diversas causas para o problema e é preciso diagnosticar primeiro, para buscar o melhor tratamento possível.
Uma das causas mais comuns de dor nas costas são os erros de postura, algumas podem ser provenientes por hábitos do dia a dia, como um simples deitar em um sofá para aquele cochilo, ou derivada de uma postura proveniente das obrigações do trabalho, como um dentista que fica quase de “ponta cabeça” para atender seus pacientes, do pedreiro que carrega pesos acima dos limites do corpo ou até mesmo ficar em pé o dia todo em um salto alto para a gerente atender seus clientes em um banco.
O sobrepeso e obesidade podem gerar essas dores, se forem aliados ao sedentarismo, potencializa-se mais ainda, pois o corpo fica fraco, encurtado e ainda sobrecarregado.
Não se podem descartar também os traumas causados, por quedas, acidentes, ou até mesmo exercícios realizados de forma inadequada ou de forma excessiva, bem como patologias e ou desvios adquiridos ao longo da vida.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), através de estudos realizados, afirma que 80% das pessoas possuem dores nas costas, ou irão possuir.
São várias formas de combater as dores, algumas com efeitos placebos (agem durante a fase aguda e melhora momentaneamente, mas não cura) e outras agem de uma forma eficaz ao ponto de eliminar ou prevenir, para viver com uma qualidade de vida melhor e sem dor.
Os principais tratamentos:
- Tratamento medicamentosos;
- Intervenções cirúrgicas;
- Tratamentos alternativos (massagens, acupuntura, quiropraxia, RPG, entre outros);
- Atividade físicas;
Hoje existe uma enorme variedade de atividades físicas que podem auxiliar no combate as dores das costas, melhorando a postura, tais como: pilates, yoga, alongamento e o treinamento funcional (adquirindo força, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, potencia, e o principal, força e estabilidade para tronco e quadril).
Portanto, busque melhorar os hábitos posturais do dia a dia, escolhendo uma forma de treinamento que se adeque as suas necessidades, sempre com a orientação de um profissional qualificado.
Venha melhorar seus hábitos e postura na Academia Body Sports, onde você terá uma equipe preparada para acompanhá-lo.
Por: Michel Campos – Treinador Academia Body Sports
Nenhum comentário