NÃO CORRA POR CORRER

ESTEIRA
Sempre buscamos excelência naquilo que fazemos, e atualmente com nossa rotina cada vez mais apertada, nada melhor que sermos eficientes sem perder nosso precioso tempo. Mas porque estou tocando nesse ponto? Como treinador, observo muitas vezes e questiono alunos que vêm e passam 40 minutos se exercitando numa esteira em ritmo constante e parecem que mal saem da sua zona de conforto, quase sempre com a justificativa que só querem perder peso.
Será que simplesmente correr vai fazer você chegar no seu tão esperado resultado???
A resposta é: NÃO!!!
Correr é algo muito complexo. Fazendo um comparativo simples, no treinamento com peso (musculação), você segue uma periodização de 8 a 12 semanas sempre buscando aumentar cargas e intensidade de forma planejada, sabendo que se os treinos não forem alterados e as cargas forem mantidas, seu resultado não virá como esperado. Na corrida funciona da mesma forma!  E também não ache que depois de treinar na sala, você vai subir em uma esteira, fazer 15 minutos conversando no celular ou vendo TV e isso irá fazer alguma diferença, porque sinceramente, não vai.
Nada é mais fiel que seu corpo, ele responde de diversas formas aos estímulos de esforço que você propõe a ele. Então, experimente fazer um treino intervalado de corrida, alternando picos de 80% da sua velocidade máxima por 1 minuto e ande por mais 1 minuto, repetindo esse ciclo por 10 a 15 vezes e depois me responda: Em qual treino você se desgastou mais? Nesse intervalado ou apenas correndo 30 minutos sem mudar a velocidade?
O treino intervalado comprovadamente melhora a técnica de corrida, a capacidade cardiorrespiratória e gasta mais calorias. Contudo, é necessário termos cuidado em relação à alta intensidade desse tipo de treino, periodizando-o de forma correta e aliando a um treinamento com peso (musculação). Por exemplo: Não será possível realizar um treino de corrida eficaz, caso tenha acabado de treinar membros inferiores, pois eles estarão fadigados devido ao treinamento e não terão um bom rendimento na corrida.
Devido a esse motivo, procure sempre a orientação de um profissional formado para evitar lesões em seus treinamentos.
O objetivo é propor uma mudança ou pelo menos causar uma reflexão. Quantas pessoas você conhece que alcançaram seus resultados andando na esteira enquanto falavam no celular ou liam um livro??? Andar por andar nunca trará resultado algum, não importa se revistas, pessoas ou profissionais de outras áreas falarem que caminhada durante 1 hora irá te levar a gastar 100 ou 1000 calorias. Garanto que esse pensamento não te levará a lugar nenhum. O resultado virá da soma de maior eficiência e maior dedicação, sendo que esses dois fatores são diferentes de tempo. (Por experiência dificilmente encontro alunos que consigam realizar um treino metabólico intenso por mais de uma hora).
Experimente sair da sua zona de conforto, exija um pouco mais do seu corpo e mente, mas respeite sempre seus limites.
Por: Thiago Henrique Oshiro Kakazu – Treinador na Academia Body Sports
E-mail: thiago.kakazu@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.