OVERTRAINING: VERDADE OU MITO?
Em toda periodização de treino (Plano de treinamento; mensal, trimestral, semestral ou anual), precisamos levar em consideração um princípio básico do treinamento que é a interdependência entre volume e intensidade, mensurando também todas as cargas de treino e manipulando o nível de cansaço do cliente (Aluno), portanto cada vez mais temos a necessidade de procurar ajuda de um profissional formado em Educação Física e especializado em treinamento individualizado.
E ai você já se sentiu cansado e sem vontade nenhuma para treinar?
O famoso termo Orvertraining, é bastante usado no meio esportivo, antigamente só tinha esta preocupação com os atletas de alto rendimento, mas hoje, com a evolução dos métodos de treino e as inúmeras variáveis para se montar uma periodização, o Overtraining começa a ser detectado em atletas amadores e também em atletas da vida real.
É uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz ou se você não deixa seu corpo se recuperar, portanto, temos também fatores que ajudam, como uma dieta incorreta e a montagem de um plano de treino que não condiz com suas condições reais.
Outros princípios básicos do treinamento precisam ser levados em consideração, se a aplicação incorreta do princípio da sobrecarga (Manipular a freqüência, intensidade, volume e carga), princípio da variação (Muda treino de 4 á 6 semanas), princípio da progressão (Sobe no primeiro degrau e passeia), não forem respeitados, fatalmente você vai entrar em excesso de treinamento (Overtraining).
Nossa equipe técnica da Body Sports Academia, temos algumas dicas que são importantes para ajudar você. Que tal?
Manipule sua percepção de esforço, crie uma rotina em seus treinos para identificar como está o nível do seu treino.
Será que seus treinos estão sendo feitos de que forma?
No Limite = Você atingiu 100% da sua capacidade.
Está Muito Forte = Você atingiu 95% da sua capacidade.
Está Forte = Você atingiu 90% da sua capacidade.
Está Algo Forte = Você atingiu 80% da sua capacidade.
Está Moderado = Você atingiu 70% da sua capacidade.
Está Fraco = Você atingiu 50% da sua capacidade.
Está Muito Fraco = Você atingiu “Apenas” 30% da sua capacidade.
Portanto, se não for manipulado todas as variáveis, o Overtraining pode causar um ou mais dos sintomas abaixo:
- Cansaço anormal;
- Irritabilidade;
- Falta de vontade de treinar;
- Perda de apetite;
- Perda de força;
- Contusões e resfriados freqüentes;
- Dores de cabeça;
- Sede anormal;
- Insônia;
- Tremor nas mãos;
- Depressão;
- Ansiedade;
Uma das recomendações para evitar o Overtraining, é justamente a adequação de alimentos de alto valor nutritivo, combinados a uma periodização de treinamento individualizada, respeitando o famoso “dia do descanso”, afinal, o descanso também faz parte do treinamento.
Por falar em descanso, como anda o seu sono?
O sono é um dos fatores mais importantes para a recuperação total do seu corpo, principalmente quando se trata na recuperação muscular após uma sessão de treinamento.
Seguindo uma brincadeira que ocorre nas academias, a melhor dica é: Treine como um Cavalo, se alimente como um Boi e Descanse como um Urso.
Bons Treinos!
Na Body Sports Academia temos uma equipe preparada para deixar seus treinos organizados !!!
Por: Débora Cristina – Educadora Física e Professora Body Sports
Nenhum comentário