QUAL FAZER PRIMEIRO: CARDIO OU MUSCULAÇÃO?
Uma das perguntas mais frequentes na academia é… ” Qual eu faço primeiro: Treinamento cardiorrespiratório ou Treinamento com pesos? “. Tal dúvida está fundamentada no medo de que uma delas possa influenciar a outra, no aspecto de perdas em seus objetivos e conquistas de resultados.
Num certo ponto isto está correto, pois não se pode deixar que ambos os trabalhos sejam concorrentes, ou seja, realizar as duas atividades na mesma intensidade e no mesmo dia, tendo em vista que isso atrapalharia sim as conquistas de resultados, o que no caso não é viável a ninguém.
Em primeiro lugar, deixemos claro que ambas as atividades podem ser realizadas no mesmo dia de treinamento, porém a intensidade de cada uma delas deverá ser estipulada de acordo com seus objetivos.
Caso o seu objetivo seja o condicionamento físico, como participar de corridas de rua, passeios ciclísticos ou a prática de alguma modalidade esportiva, o interessante é priorizar a atividade cardiorrespiratória, porém sem deixar de lado a atividade com pesos, pois para correr, saltar, nadar, entre outras capacidades motoras, precisa-se de uma musculatura forte e resistente, articulações e tendões aptos a resistir a esses trabalhos intensos. Além desse fortalecimento, podemos encaixar na sua periodização de treino com pesos, trabalhos de potência, resistência, velocidade, agilidade e trabalhos pliométricos, onde aumentarão mais ainda a sua performance e acelerará ainda mais os resultados.
Agora, caso o seu objetivo seja a hipertrofia muscular, ou seja, ganho de massa magra junto com a definição muscular, priorize a atividade com pesos, acrescentando em sua periodização de treino a atividade cardiorrespiratória, porém numa intensidade menor que o trabalho resistido. Neste caso, o complemento da atividade cardiorrespiratória irá te ajudar na conquista da definição muscular e acelerar a queima de gordura sem comprometer ganhos com o trabalho resistido. Como a prioridade é hipertrofia muscular, você pode ter como estratégia realizar a atividade cardiorrespiratória após o treino com pesos, ou em horários diferentes.
Salientamos que o importante não é deixar de lado nenhuma das duas atividades e sim priorizar o seu principal objetivo. A somatória das duas atividades fará você ter mais benefícios e resultados.
Não tenha medo e preconceito, desafie-se!
Nós da Academia Body Sports estamos sempre prontos para ajudar você a atingir os seus objetivos!
Bom Treino! #BODYTREINAR
Por: Leonardo Ganev – Treinador da Academia Body Sports
Instagram: @leonardoganev
Nenhum comentário