ESPORTES NA INFÂNCIA: QUANDO COMEÇAR?


Embalados pelo sucesso do Flamengo neste final de ano, muitos pais se entusiasmaram e estão incentivados a buscar práticas esportivas para seus filhos. Por isso, a dúvida é pertinente: qual esporte meu filho pode fazer e qual é a melhor idade para começar?
É chover no molhado falar que o esporte, em todas as idades, faz bem para a saúde física e mental. Todo mundo sabe disso.

Porém, é outra coisa tomar a atitude de colocar esse conhecimento em prática e manter uma atividade regular, pelo menos cinco vezes na semana. Até chegar lá, há um longo caminho de justificativas a vencer. Nem todos conseguem.

A infância é o momento de ouro para começar a praticar esportes recreativos e ter uma vida com movimentação saudável. Quando as crianças crescem com a prática esportiva na rotina, seguir em frente é muito mais fácil. Quem faz esporte regularmente gosta e, geralmente, sente falta quando deixa de fazer.



Quando começar e qual o esporte mais indicado para cada idade?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a atividade física recreacional, ao ar livre principalmente, como correr, brincar de pega-pega, subir em árvores ou jogar bola, por exemplo, faz parte normal da infância e deve ser incentivada e praticada todos os dias, em todas as idades.

Mas vamos falar da prática esportiva, propriamente dita.

A liberação médica para a prática esportiva é essencial. Crianças com quaisquer tipos de limitações podem encontrar atividades esportivas condizentes com suas capacidades. Há sempre algo a ser feito, adequado para cada um.

Outro fato essencial é que a iniciação esportiva deve acontecer com aulas ministradas pelos professores educadores físicos, que são os profissionais que têm todo o treinamento e conhecimento necessários para tal. Eles são capazes de planejar as adequações essenciais de tempo e intensidade dos exercícios em cada atividade esportiva, de acordo com cada faixa de idade.


Veja em quais idades as crianças podem começar a praticar as atividades mais comuns:

2 anos: natação, balé e ginástica olímpica podem ser iniciados. Nesta idade, as crianças já têm coordenação motora suficiente para conseguirem executar sozinhas, e de forma independente, os primeiros movimentos necessários para iniciar a aprendizagem das respectivas atividades.

5 anos: judô, futebol, vôlei, basquete e handebol. A partir de 5 anos, as crianças já conseguem entender o objetivo recreativo e esportivo de uma “luta”, e correr com mais desenvoltura e coordenação para realizar os movimentos necessários para estes esportes de quadras. Claro está que o tamanho das quadras e altura das redes e traves devem ser adaptados aos pequenos.

7 anos: tênis. Esse esporte exige uma coordenação de movimentos que as crianças normalmente têm só a partir dos 7 anos de idade.


Praticar esportes competitivamente pode acontecer, idealmente, a partir de 7 a 9 anos, quando as crianças já conseguem ter maturidade para entender que ganhar ou perder faz parte do jogo da vida.

Começar cedo: a melhor maneira para se ter o hábito de praticar esportes por toda a vida.


Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.