NUTRICIONISTA DESVENDA 5 MITOS SOBRE O VEGANISMO


veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos, uma vez que as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade e a própria saúde. A ingestão de fibras e antioxidantes são uma grande vantagem desta dieta, mas existem muitos mitos em torno da alimentação vegana. Marina Fontana, nutricionista da Clínica Conde, desmistifica cinco deles.

"Os alimentos de origem vegetal não possuem boas quantidades de proteína"
O único micronutriente que não está disponível nos alimentos vegetais é a vitamina B12, que pode ser suplementada. Já os macronutrientes podem ser encontrados na comida natural, em quantidades suficientes. Dentre as fontes de proteína, as mais conhecidas são grão-de-bicofeijão, soja, aveia e cogumelos.

"Parar de comer carne irá deixar a pessoa mais fraca"
"Diversos atletas de elite vem optando por uma dieta vegetariana estrita e melhorando muito suas marcas pessoais", aponta a nutricionista. Este mito está relacionado com o ponto acima, uma vez que muitos acreditam que, pela suposta falta de proteína, eles se sentiriam mais fracos.

"A soja é rica em hormônios femininos"
"Os fitoestrógenos presentes na soja, em quantidades fisiológicas, não conseguem se ligar ao receptor de estrogênio. Portanto, não conseguem exercer as funções desse hormônio", detalha Marina. Seja para homem ou mulher, a soja pode ser um ingrediente saudável em qualquer dieta.

"Crianças e grávidas não devem ser veganos"
"O Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN3) emitiu um parecer em 2015 afirmando que o veganismo é adequado para qualquer fase da vida", pontua. Além disso, neste ano, a Organização Mundial da Saúde reforçou a máxima, apontando que os pequenos podem, sim, ter uma alimentação vegetariana ou vegana.

"O veganismo é caro"
A comida natural é a mais saudável e pode ser encontrada em qualquer supermercado e feira ao ar livre. Vegetais e grãos podem formar uma dieta vegana equilibrada e que cabe no bolso. É claro que, por estar em alta, o mercado aproveita a "tendência" e lança alimentos veganos industrializados, com o preço elevado. Estes podem ser os culpados pela fama de cara que a dieta vegana carrega."Você não precisa adicionar nada ao prato quando se tira a carne, apenas ajustar as proporções. Um prato vegano fica mais barato do que um prato onívoro. Já em relação aos alimentos industrializados, eles são realmente mais caros, uma vez que é um mercado novo no Brasil", esmiúça.

Fonte: Casa & Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.