EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE E LOGO APÓS VIROSES PODE CAUSAR MIOCARDITE


Parece óbvio o que vamos comentar, mas se por acaso estiver com alguma doença não curada ou não controlada, seja ela infecciosa como uma simples gripe ou cardiovascular como a hipertensão arterial, não se aventure na prática esportiva sem uma clara autorização de seu médico. Caso não tenha procurado médico, não pratique atividades físicas ou esportivas.

Esse alerta deve-se a vários casos que tivemos de esportistas e até atletas profissionais que apresentaram quadro clínico de uma “gripe forte”. Nessas condições, a medicina recomenda repouso, total hidratação e tratamento habitual com medicamentos. Se for mais severa ou complicada, necessita de tratamento médico rigoroso. Após a cura total é que se pode recomeçar gradualmente a volta aos treinos, devendo se esperar uma média de sete dias após a cura.


Caso o afoito esportista não espere o tempo recomendado para a cura total ou então resolva recomeçar os treinos de imediato após a cura, corre o risco de facilitar o surgimento de uma grave complicação, a perigosa miocardite, inflamação do miocárdio, em geral depois de uma virose, porém com alto risco de complicações clínicas cardiológicas como insuficiência cardíaca ou arritmia cardíaca grave. Não se sabe quem vai ter complicações quando se pega uma virose qualquer, por isso o repouso é fundamental e, dependendo do vírus, podemos usar os certos antivirais.

Outra enfermidade muito desprezada pelos seus portadores jovens e adultos é a hipertensão arterial, uma doença pouco ou totalmente sem sintomas e que pode provocar complicações do tipo AVC e infarto do miocárdio quando não tratada com regularidade e eficiência. Desculpas do tipo: não sinto nada ou o remédio causou efeitos colaterais ou baixou meu rendimento físico são causas do abandono do tratamento. Atualmente temos ótimos medicamentos que são usados inclusive por atletas profissionais durante as competições, sem alterar suas performances e, o mais importante, mantendo sob controle a pressão arterial durante todo o decorrer das provas esportivas.

O incentivo para a prática esportiva, o conhecido combate ao sedentarismo e a facilidade de se praticar uma das diversas modalidades esportivas por pessoas de quase todas as faixas etárias aumentaram o número de pessoas ativas fisicamente. Porém, as avaliações médicas de pré-participação esportiva foram deixadas de lado, talvez pela falta de sintomas, deixando a falsa impressão de nada haver de errado com a saúde. O cuidado com doenças banais e uma competente avaliação médica pré-esportiva é a postura recomendada para que todos os que praticam esportes ou atividades físicas não competitivas mantenham a saúde física e mental.

Fonte: EuAtleta

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.