DIETA POBRE EM CEREAIS AUMENTA O RISCO DE PERDA DE MEMÓRIA NA TERCEIRA IDADE


"Uma dieta saudável é imprescindível para viver bem, mas, conforme envelhecemos, devemos mudar nossa alimentação?" Essa foi a pergunta que norteou uma pesquisa da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, liderada pela pesquisadora Luna Xu.

Para desvendar a questão, 139 mil australianos idosos foram avaliados e, apesar de a resposta para a pergunta ainda não ser concreta, a cientista e sua equipe encontraram ligações entre certos grupos alimentícios, perda de memória e doenças cardíacas. Mais especificamente, foi confirmado que o alto consumo de frutas e vegetais está ligado com menores perdas de memória ao envelhecer e menor risco de desenvolver doenças cardíacas. A alta ingestão de alimentos ricos em proteína também estava associada a uma memória melhor.

Todavia, também foi constatado que a ligação entre memória e tipos de alimentos pode variar, dependendo da faixa etária. No caso de indivíduos com idade superior a 80 anos, o baixo consumo de cereais é um dos fatores que mais aumenta o risco de perda de memória e doenças cardíacas. Dessa forma, acredita-se que cada idade deveria ter instruções diferentes quanto à dieta. Ao site Science Daily, a líder do estudo declara que acredita que a melhor forma de lidar com os problemas de uma população em envelhecimento é observando de perto a alimentação e fazendo prescrições individuais, levando em conta, principalmente, a idade.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.