SUPLEMENTOS ALIMENTARES: VEJA MITOS E VERDADES RELACIONADOS AOS POLIVITAMÍNICOS


Quando se fala em suplemento alimentar, logo associamos o seu consumo a atletas ou, no mínimo, aos fãs de academia. Mas não é bem assim. Eles podem ser bons aliados para quem tem restrições na alimentação, como os vegetarianos, aqueles que cortam carboidratos do cardápio ou os que, simplesmente, não são chegados aos verdinhos no prato.
 


No Brasil, você não precisa de receita médica para comprar suplementos. As embalagens trazem recomendações de doses diárias dentro das faixas de segurança estabelecidas para vitaminas e minerais. Mas você precisa descobrir, afinal, do que o seu organismo tem sentido falta. "É aconselhável uma avaliação nutricional completa ou uma conversa com um médico, antes de usar qualquer suplemento, pois é importante não apenas abordar a ingestão adequada de micronutrientes como também assegurar a combinação com um consumo energético adequado", avisa a especialista.

 


Existem algumas dúvidas que intrigam quem deseja consumir os polivitamínicos e aqueles que já o fazem. Então, confira alguns mitos e verdades sobre eles:


Tem hora certa pra tomar

VERDADE. “A ingestão dos suplementos deve ser feita junto das principais refeições", ensina a nutricionista Kassiane Fagundes, da NeoNutri.

Segundo ela, essa medida garante uma melhor absorção dos ativos dos suplementos e maior assimilação quando ingeridos com alimentos.


Suplementos engordam

MITO. “Estes nutrientes não têm qualquer constituinte energético, logo não têm calorias. Dessa forma, não poderão engordar", explica Kassiane.

Os suplementos, por si só, não fazem o indivíduo engordar, segundo ela. Mas o mito tem fundamento, sim. "Algumas vitaminas podem ajudar a aumentar o apetite. É o caso das vitaminas B1 e B2", diz ela. Mas isso só em caso de consumo excessivo das mesmas. Daí a importância de ter certeza do que você precisa.


Qualquer um pode tomar

VERDADE. Segundo a especialista, não há contraindicações, desde que a pessoa não tenha um quadro de hipervitaminose. Até mesmo crianças podem tomar, respeitando os critérios e as doses recomendadas (dentro do limite e da faixa etária).

"Os polivitamínicos são uma boa opção para qualquer pessoa que se preocupe em alcançar os níveis de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do corpo", explica.


Substituem a alimentação

MITO. Eles podem ser utilizados como forma de complementar uma parcela de nutrientes e fitoquímicos de acordo com o objetivo do indivíduo, mas o uso não dispensa uma alimentação saudável e equilibrada.

"São adjuvantes de uma alimentação equilibrada", esclarece Carolina Sommer, diretora técnica da Equaliv.


Quanto mais tomar, mais rápido alcanço o objetivo

MITO. Quantidade não é sinônimo de qualidade. Os produtos indicam uma quantidade mínima a ser tomada diariamente e varia de acordo com o produto e seu benefício.

"Além disso, a quantidade também pode variar de acordo com o sexo, faixa etária, objetivos, histórico pregresso e atual do paciente. Por isso a orientação de um nutricionista é fundamental para obter bons resultados", explica Carolina.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.