ERVAS AROMÁTICAS TRAZEM BENEFÍCIOS PARA O PALADAR E A SAÚDE


Ao olhar para os livros de história conseguimos entender porque as especiarias eram consideradas o grande tesouro da época. Elas e outros temperos têm o poder de mudar o sabor, o aroma e até mesmo o visual de um prato. Ao lado de dois profissionais, listamos os benefícios, melhores combinações e dicas para apostar no uso de ervas aromáticas.

 

A chef e nutricionista Livia Pauliez salienta que o principal benefício dessas ervas é deixar os pratos mais aromáticos e saborosos. "Não devemos esquecer que o aroma e o aspecto visual também são importantes para deixar uma refeição gostosa", diz a profissional. "O uso das ervas ainda nos permite ser mais criativos e criar pratos com sabores diferentes, saindo da rotina", completa.


O chef de cozinha Gustavo Pereira reforça que as ervas são capazes de agregar sabor e aroma em diversas combinações. A primeira dica é pesquisar os clássicos e apostar neles. "Tomilho com frangoalecrim com batata ou tomate, louro com caldos e até mesmo com molho bechamel, são combinações perfeitas", sugere. Para quem já está mais familiarizado com o dia a dia na cozinha, o profissional orienta a apostar em testes e descobertas novas, combinando novos sabores.



Pauliez sugere buscar sempre por ervas frescas, que são mais intensas em aroma e sabor, e ainda podem embelezar os pratos. A chef explica que essas ervas são as que aceitam altas temperaturas e podem ir ao forno. "O manjericão, por exemplo, é uma erva que deve ser usada em pratos frios, ou apenas para finalizar pratos quentes, pois não aceita altas temperaturas", instrui.

 

Os chefs explicam que o uso de ervas nos pratos ainda podem ajudar a reduzir o sal. "O grande erro do brasileiro é que ele salga demais a comida. O sal não traz sabor, ele deve ser adicionado somente no fim do preparo para realçar e corrigir sabores", explica Gustavo.


Livia complementa: "o tempero deve vir sempre de ervas e temperos secos - como canela, curry e páprica, por exemplo. São elas que trazem sabores e aromas. Mas quando forem utilizadas, o sal não será mais usado como tempero e poderá deixar os pratos mais saudáveis."


Confira abaixo algumas ervas usadas pelos chefs e saiba como combiná-las nas refeições.


Louro

O louro é muito usado no preparo de caldos e pratos quentes de forma geral, principalmente para cozinhar feijão e lentilha. Também pode acrescentar mais sabor ao arroz e a legumes, em um purê de mandioca, por exemplo.


Manjericão

Uma combinação clássica com queijos e tomates, o manjericão é usado principalmente em preparos de molhos, ou em pratos a base de queijos. Livia reforça a importância de usar a erva em pratos frios e nos quentes somente após a finalização, pois as altas temperaturas fazem a erva perder seu aroma.


Manjerona

Esta erva tem um sabor muito próximo ao do orégano. Por isso, combina muito com saladas, massas, molhos, recheios de tortas e pastéis, recheios de frango e carnes no geral.


Orégano

O orégano pode ser usado em pratos mais quentes, já que aceita altas temperaturas. Por isso, é ideal para ser usado em assados e também pode ser aproveitado em massas, molhos e preparos com queijos.


Tomilho

Assim como o orégano, pode ser usado em pratos quentes e em altas temperaturas. A erva harmoniza bem com qualquer tipo de carne e preparos confitados.


Sálvia

A sálvia casa perfeitamente com pratos de sabores mais leves, como peixes e frangos. Também pode ser usada no preparo de manteigas aromatizadas, ou para finalizar massas e preparos com carnes brancas.


Alecrim

Por ter um sabor e aroma marcantes, a erva combina perfeitamente com legumes assados, como batata inglesa ou roxa e abóbora cabotiá. O alecrim também pode ser usado no preparo de carnes de porco, frango e peixes. A dica de Livia é dosar as pitadas para acertar no sabor.


Coentro

Gustavo brinca que essa é uma erva "8 ou 80": as pessoas amam ou odeiam, não há meio termo. O segredo do chef é equilibrar o uso, de forma cautelosa, para agregar sabor a comida, ao invés de roubar a cena. Livia recomenda usar com peixes e até mesmo no feijão, como na culinária baiana e mineira. A chef diz que é fortemente usada em culinárias estrangeiras, como a mexicana e espanhola. Livia sugere rasgar levemente a erva em vez de picá-la com a faca, pois o aroma será liberado com menos intensidade e o sabor ficará mais suave.


Endro/Dill

Essa é uma erva muito usada no preparo de conservas. Vai bem com peixes leves e de sabores marcantes, como o salmão. Também pode ser usado para preparar manteigas aromatizadas e saladas de batata.


Estragão

Essa é uma erva pouco usada em solo nacional, porém famosa nos pratos de outros países. Combina muito bem com caldos – de carne, frango ou legumes – e carnes vermelhas. Gustavo explica que essa erva pode ser usada quando salgamos demais um preparo, pois consegue equilibrar os sabores, eliminando um pouco do sal.


Hortelã

Em pratos salgados, a hortelã vai muito bem com batatas, carne de carneiro, quibes, saladas e tabule. Também pode ser usada para trazer frescor em sucos e sobremesas geladas.

Uma das dicas é cultivar algumas dessas ervas em casa, em uma horta caseira, para ter sempre à disposição.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.